Branding e Design para a marca Cultiverde

A Occa foi escolhida em uma concorrência técnica promovida pela GSMD, uma das mais conceituadas consultorias especializada em varejo, marketing e canais de distribuição, para ser responsável pela criação da marca e embalagens dos produtos que seu cliente, a Fundação Odebrecht, apoia. São os produtos provenientes do Projeto da Área de Proteção Ambiental do Pratigi na Bahia, que promove o desenvolvimento sustentável através da aliança entre os 4 setores da cadeia produtiva.

Desafio:

Para cada tipo de produto havia uma marca específica. Nosso desafio foi criar uma marca com identidade visual forte e consistente, para ser a marca única de todos os produtos: alimentícios (palmito, peixe, mandioca), para casa (utensílios de limpeza e decoração de piaçava) e de moda (artesanato bolsas de piaçava). Transmitir os atributos, valores e posicionamento de produtos sustentáveis e de comércio justo

Planejamento:

A partir da imersão total de 4 dias de visitas in loco nas plantações, nas cooperativas, na indústria e nos supermercados da Bahia definimos o conceito de aliança resultando em produtos de qualidade e tecnologia. Iconização e síntese das informações para atingir consumidores de todas as classes sociais e regiões do Brasil e diferenciação visual em relação às marcas sustentáveis, fugindo do padrão natureza nas imagens e enfatizando as pessoas (produtores) e o resultado final (produto) também foram pontos da estratégia.

Criação:

Nome: Foi mantido o nome Cultiverde (antes apenas para palmito). Nome forte, que remete a Cultivo verde (cultivo ecológico), além de ser um nome internacional, de fácil lembrança e transmitir a essência do programa.

Logotipo: A marca criada simboliza a integração total do produtor ao consumidor consciente. O desenho gráfico partiu de referencia de símbolos e ícones como soma, infinito, mandalas. As cores vão do verde mais vivo “de natureza” ao verde mais azulado “tecnológico”, enfatizando um ciclo de amadurecimento natural e a evolução da cadeia de produção e consumo.

Embalagens: A Occa sempre tem como metodologia criativa a convergência das mídias e a flexibilidade de adaptar conceitos de comunicação digital para impressos e vice-versa. Por isso, comparamos a embalagem a um site, que precisa captar a atenção rapidamente pois, caso contrário, a janela se fecha e a conexão se perde. Objetividade, impacto visual, facilidade de identificação de nome, produto e marca foram as diretrizes do projeto gráfico. Conduzir a leitura, hierarquizando a informação para tentar ao máximo garantir que a pessoa leia tanto sobre os atributos e qualidade do produto, mas também sobre os benefícios de sustentabilidade de todos os envolvidos no ciclo de compra do produto.

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Resultado do Projeto:

Marca forte e comunicação única para todos os produtos do projeto


Harmonia entre as embalagens com destaque e diferenciação no PDV


Aumento da percepção de qualidade e valor do ticket do produto





Site Stan Desenvolvimento Imobiliário

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O skyline que a Stan Desenvolvimento Imobiliário está construindo com seus empreendimentos aos longo de seus 65 anos agora está online. O foco da Stan é o desenvolvimento de produtos diferenciados, únicos e surpreendentes. Pensando na essência da mensagem a ser transmitida e na experiência do usuário, a Occa criou uma vitrine interativa de projetos. Escolhendo pelo menu projetos residenciais ou comerciais, um novo skyline é criado, mostrando de forma diferente os projetos da incorporadora. Usabilidade, arquitetura da informação e conteúdo otimizado para buscadores foram as diretrizes para a construção do site. Acesse o site





Porfolio Inoxforte





Mobilia Contemporanea reeditada pela Atec com gestão de marca da Occa

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A reedição da Mobilia Contemporanea, linha de móveis criada pelo designer Michel Arnoult nos anos 60 e 70, conta com o design e comunicação da marca feitos pela Occa. O trabalho inclui conceituação da identidade e personalidade, além da estratégia da linha comunicação e criação.

Toda a comunicação mostra o conceito de móveis minimalistas, confortáveis, com design de qualidade por um valor acessível e a linha criativa sempre busca fazer um paralelo entre as épocas de forma irreverente.

A nova marca é uma releitura da marca da década de 60 e sua identidade resgata o marrom e laranja, tons da época que continuam contemporâneos nos dias de hoje.
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Para a participação da Mobilia Contemporanea na Paralela Gift, criamos monóculos como cartão de visitas. Um elemento muito marcante da infância das pessoas, sendo utilizado agora como ferramenta de contato diferenciada. Esses monóculos também foram o cenário do stand mostrando, além do cartão de visitas, fotos do móveis e das cidades que dão nome aos móveis: Ouro Preto, Parati, Ilha Bela, Sabará e Angra dos Reis.

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Além de um catálogo impresso, foi desenvolvido o hotsite de lançamento e acabamos de finalizar uma vinheta digital para os cinemas.

Para saber mais sobre os móveis e como adquirir o seu, acesse o site ou o site da Atec Original Design, que também é distribuidor dos móveis Herman Miller no Brasil.





“quem brifa, aprova.”

Semana passada assisti à uma palestra da Precision Marketing, empresa parceira da Occa, sobre o brief. Este famoso item que parece ser tão óbvio e ao mesmo tempo um dos maiores criadores de desperdício de tempo e dinheiro em um projeto de comunicação. O famoso telefone sem fio. Todo mundo tem uma histórinha destas para contar. Que seguem sempre o mesmo enredo:

1º erro:
pedem para você contatar o estudio/agência e passar todas as informações (que às vezes ninguém disse quais são), o brief.

2º erro:
o estúdio/agência começa a criar mesmo sem tirar as dúvidas de um brief mal escrito ou mesme sem receber o brief.

3º erro:
como o estúdio/agência não sabe qual caminho seguir, apresenta algumas opções de layout. mínimo 3.

4º erro:
você que pediu a peça não sabe se é isso mesmo. Mesmo porque são várias opções/alternativas/soluções.

5º erro
quem aprovará o material terá contato com a peça pronta, sem ter tido uma conversa sequer com os envolivdos na criação. E aí surgem os franksteins: “Pega a foto deste e coloca o título do outro. Tudo com o laranja da 1º opção….”

Quem aprova, tem que brifar. Conversar com o estúdio/agência para que eles entendam o que se quer transmitir, as expectativas, quem deve ser sensibilizado com a mensagem. E aprovar o plano de ação, o conceito, a estrutura e então o layout. Não deixar para “…ajustar no layout.”

Assim o resultado é mais rápido, consistente e eficaz.





Embalagem do Requeijão de Búfala Levitare é destaque nas gôndolas

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Em continuidade ao trabalho de gestão da marca e comunicação da Levitare e seus produtos, a Occa criou a nova embalagem do Requeijão de Búfala. Um produto de alta qualidade e sabor diferenciado, merece uma embalagem de destaque. Toda preta, apenas com a tampa azul, foge totalmente do padrão das embalagens de requeijão das outras marcas e cria um grande impacto visual nas gôndolas. Além da captação da atenção e fácil identificação pelo consumidor, o visual, clean e moderno, cria uma maior percepção de valor ao produto. O melhor é a embalagem aberta, pois o requeijão de leite de búfala é delicioso…experimente! Locais de venda em Levitare.com





Don’t Panic Brasil – Poster by Fabio Malx

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Presente em 16 cidades do mundo, a Don’t Panic começou a operar no Brasil. É uma maneira inovadora de promoção focada na difusão de conteúdo e entretenimento jovem. “Packs” são distribuídos gratuitamente ao público jovem, com flyers de shows e eventos culturais, publicações de bolso, amostras de produtos, cartões postais, adesivos, folders e um pôster, peça de resistência de todo o conjunto.

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Hit cultural pop na Inglaterra e outros países, os pôsters da Don’t Panic são autorais, com arte sempre criada por designers e artistas do mundo todo como Estúdio Pentagram, Kerr Noble e Jamie Reid. O pôster e o pack de Agosto com o tema Brasil foi feito por Fabio Malx, da Occa.





Branding – Comunicação Veleiro Araçatuba

O Veleiro Araçatuba passa por reposicionamento e para transmitir sua nova imagem ao público, contratou a Occa. Fizemos um trabalho de branding com consultoria da marca e implementação do design e comunicação a partir da estratégia de marketing feita pela Furquim Ferrari. Todos os detalhes e peças foram cuidadosamente pensados de forma integrada para transmitir a nova personalidade do Veleiro. O foco principal é a beleza do lugar, que oferece um lazer totalmente integrado a natureza.

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Nesta primeira fase, trabalhamos no redesign da marca, folhetos institucionais, material para venda de eventos e website. Em breve, publicaremos aqui a campanha que contará com outdoors, anúncios em jornais da região, spots de rádio.

Se você estiver em Araçatuba e região, visite o Veleiro é “Diversão o dia todo, para toda a família.” Para mais informações acesse o site.