Vaca Torpedo – porque não criar a vaca mais interativa de todas as edições da CowParade?

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A Occa adora a Cow Parade. Participamos com projetos desde 2005, a primeira edição no Brasil. É o maior evento de arte de rua do mundo. E a idéia de trazer arte para a rua tem 2 motivos principais:
1 – aproximar o público geral da arte.
2 – permitir a interação das pessoas com as obras.

O conceito da Vaca Torpedo é a integração de arte e tecnologia. Permitindo que o publico vá além da contemplação e participe ativamente da obra. Essa idéia surgiu a partir de observação de comentários dentro das comunidades criadas sobre as edições da CowParade nas redes sociais (orkut, facebook, twitter). Percebi que havia uma interação muito grande das pessoas com o evento, porém isto ficava restrito aos sites. E não era trazido para a própria exposição.

Na edição do Rio de Janeiro em 2007, já havia criado a Vaca Sorria, patrocinada pela Sony, em que as pessoas eram convidadas a interagir com a obra tirando fotos. Neste ano, para a CowParade São Paulo, procurei ir além, a pessoa pode até tirar uma foto, mas da escultura que mostra a sua mensagem. A cada minuto, hora, dia, a Vaca Torpedo se transforma em uma nova obra, com conteúdo, mensagem e tema diferente, a partir da interação das pessoas.

A essência é trazer a melhor experiência ao usuário aplicando esta experiência ao próprio objeto. Em meu trabalho na Occa, sempre busco soluções de branding, envolvimento e experiência da marca com as pessoas/consumidores. E porque a arte também não pode ser pensada assim? As pessoas que apreciam são as mesmas pessoas que contribuem para a escultura.

Porém, para a vaca ser exposta, é preciso de um patrocinador. E quem poderia patrocinar este projeto? Empresas relacionadas à comunicação, telefonia, tecnologia.
Só?
Quem sabe uma faculdade?
Pois é. A Veris, que faz parte do Grupo Ibmec, decidiu patrocinar o projeto.
Por que? A Veris tem a tecnolgia em seu DNA, além do público de faculdade ser heavy user de ferramentas como celular e internet.
Um belo exemplo de branding: apoiar uma obra que traduz o dna da marca.

E como funciona a Vaca Torpedo?
Usuários do twitter escrevem uma mensagem que contém a hashtag #vacatorpedo.
Pelo celular: enviar para o numero 50065 a palavra VACA + a mensagem.

Tudo isso em tempo real. Caso você queira presenciar de perto, a vaca torpedo ficará na Av Paulista 302 entre 22/01 e 21/03

As mensagens podem ser acompanhadas por aqui.

Além disso a vaca torpedo possui twitter e facebook. Fãs podem postar fotos, vídeos e links sobre a vaquinha.

O resultado e a repercussão da obra são impressionantes. Até hoje, 2 semanas do estréia do evento, mais de 2.000 mensagens foram enviadas.

A vaca torpedo já foi notícia no Jornal Nacional, Revista Veja, IstoÉ Dinheiro, Jornal Brasil Econômico, Meio&Mensagem, Revista da Propaganda, Portal da Propaganda, Programa Planeta Sustentável, Site MobilePedia, Portal Virgula, Revista Fator Brasil, Guia da Folha e outros sites e fóruns, além de mais de 2.000 citações no Google.

Veja a reportagem exibida no Jornal Nacional em 23.01.2010:


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