Criação de vídeo institucional para Sindilav

A Occa criou Vídeo de comemoração aos 70 anos do Sindilav São Paulo. Um documento histórico que consolida todo o material e eventos importantes do sindicato desde sua fundação em 1941.





Campanha de engajamento de marca para Atec Original Design

A Occa é a responsável a alguns anos por todo o branding e comunicação da Atec Original Design, distribuidora certificada Herman Miller no Brasil. Atuamos em todos os pontos de contato da marca com o consumidor e parceiros: site, mídias sociais, materiais institucionais, materiais de vendas e campanhas publicitárias on e offline.
anuncio atec aeron by occa branding
Em abril foi lançada a nova campanha com o tema “Conforto é uma arte”, valorizando o que as cadeiras Herman Miller têm de melhor: a forma e a função agregadas à tecnologia e, claro, à arte. A cada mês uma cadeira será a estrela do anúncio. A estréia será da Aeron Chair.

anuncio atec sayl by occa branding

“O casamento da forma e função das cadeiras é tão perfeito que apenas a silhueta delas é suficiente para identificá-las. A arte da Herman Miller é democrática, serve para todos, por isso elegemos este conceito pop art para a linha gráfica da campanha”, explica Fabio Malx, diretor de Criação da Occa.

Poster e Facebook
poster hermanmiller atec by occa

Quando a Occa começou os estudos dos anúncios, o objetivo foi o de ir além das páginas dos jornais e revistas. Queria que eles chegassem às mãos de consumidores, arquitetos, decoradores e designers que admiram os produtos Herman Miller. Foram então criados pôsteres da campanha com edição limitada, em que o ganhador o recebe em casa ou no escritório.

atec facebook

Mas como fazer isso? Como as cadeiras utilizam tecnologia de ponta no seu desenvolvimento e produção, a Occa pensou numa ação em que a forma de fazer o pedido do pôster também tivesse a tecnologia envolvida. No canto esquerdo inferior dos anúncios um QR-Code personalizado para cada cadeira, serve como atalho para a página da Atec na rede social do Facebook. Através de um celular com câmera e um software que lê esses códigos, a pessoa é direcionada à página, onde preenche um formulário com seus dados para o envio do pôster gratuitamente.

Vinheta da campanha

Confira a vinheta da campanha que está no site da Atec





Branding e Comunicação para NCGames

Presente no mercado de entretenimento há 16 anos, a NCGames é a maior distribuidora oficial de games na América Latina e vem trabalhando com a Occa para a consolidação de sua marca junto a parceiros e clientes. O desafio era manter o logotipo antigo porém renovar toda sua identidade visual e comunicação para que refletisse seu crescimento e know-how no segmento.

Por representar os maiores fabricantes de games, de diversos gêneros e faixas etárias, que agradam a todo tipo de consumidor utilizamos o conceito de que a NC Games é o fio condutor entre a mais moderna tecnologia de games e a experiência do usuário. Isto foi traduzido na parte gráfica com muitas linhas com efeitos visuais sobre o fundo institucional azul sempre associando à pessoas.

Identidade visual – Papelaria: cartão, envelope, pasta
ncgames papelaria by occa


Folder institucional

ncgames folder by occa

Site – Com layout clean e fotos impactantes. Leve para navegar e bem estruturado, promove a rápida busca por conteúdo tanto dos parceiros NC Games como do consumidor final.
ncgames home by occa

Anúncios para revistas do segmento – B2B
ncgames anuncios by occa

Painéis para stand da Feira Abrin – Com muitas cores e figuras humanas, sempre utilizando o conceito dos fios condutores.
ncgames paineis by occa





Presença online para o mercado imobiliário corporativo – BNCORP

occa site bncorp
A Occa Branding, Design e Comunicação vem mantendo uma relação muito bem sucedida de parceria com a BNCORP. Primeiramente, atuamos na estratégia de sua imagem corporativa offline, portfólio institucional e posteriormente sua presença na internet. Desde a primeira página é possível perceber que trata-se de uma empresa diferenciada, com um posicionamento bem claro e bem definido de boutique para o mercado corporativo.

Estamos também trabalhando com o lançamento online de seus empreendimentos. Faz parte deste trabalho de presença online toda a parte de estrutura de conteúdo, otimização para buscadores como o Google, design único e personalizado que evidencie os diferenciais de cada empreendimento.

occa site riobranco115 bncorp
O 1º lançamento foi o Rio Branco 115, um retrofit no centro do Rio de Janeiro sucesso de vendas!

occa site vilaolimpiaprime bncorp
Acabamos de colocar online o Vila Olimpia Prime Offices, que como o nome já diz é prime pela localização, prime pela arquitetura, prime pelo bem-estar e prime pelo design do site. Recursos como vista da localização em 360º oferecem mais consistência na comunicação.

occa site oscarfreiredesignoffices bncorp
Em breve o site do Oscar Freire Design Offices também estará online. Por encanto uma pagina para quem se interessar por mais informações.





Embalagem criada pela Occa é finalista no prêmio ABRE da embalagem Brasileira 2010

A embalagem do pão de queijo Formaggio Mineiro criada pela Occa foi finalista no prêmio ABRE da embalagem Brasileira 2010, na categoria Embalagem de Alimentos Salgados.

Conheça o case completo deste projeto.
Veja também quais foram as outras embalagens finalistas do premio.





Fortalecimento de Marca através do Relatório Anual de Gestão – CCEE

O relatório anual de gestão de uma empresa é um ponto de comunicação importantísismo da marca com todos os seus stakeholders e tem a missão de, além de passar de forma clara e transparente os dados referentes a gestão, fortalecer a essência da marca e sua forma de atuação entre todos os envolvidos.

A Occa, responsável por conceituar e diagramar os Relatórios Anuais da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – dos anos de 2005 e 2006, foi novamente escolhida para o relatório do ano de 2008.

Desafio: O conceito do design desenvolvido pela Occa deveria ir além da idéia de transmissão, englobando geração, distribuição e comercialização. O desafio era transmitir o novo posicionamento da CCEE: movimento, inovação e relacionamento, traduzido pelo slogan “Sua energia gera inovação”.

Solução: A estratégia de design criada pela Occa foi destacar a energia que emana das pessoas. O movimento das pessoas gera energia e é através do movimento/relacionamento que se constrói uma marca forte e uma empresa coesa. Imagens e ilustrações de movimentos da dança, de luzes, de energia proporcionaram mais envolvimento das pessoas com a mensagem da CCEE.





Formaggio Mineiro tem embalagem premium criada pela Occa

formaggio mineiro embalagem occa

Formaggio Mineiro é um pão de queijo feito com ingredientes nobres como queijo canastra e parmesão de alta qualidade. Sem aromatizantes, sua formulação tem 40% de queijo (porcentagem muito superior aos concorrentes). A Occa – Branding Design e Comunicação foi contratada para desenvolver uma embalagem que transmitisse os valores de autenticidade e exclusividade deste produto de qualidade gourmet. Fugindo dos tradicionais saquinhos plásticos nas cores amarelo, laranja e vermelho a Occa criou uma embalagem totalmente inovadora: em material (papel cartonado com berço plástico), formato (caixa), dimensões (estreita e comprida) e design gráfico (clean, cor branca e dourada, tipografia light e alongada com ícones e nºs indicando os principais atributos e informações e que podem ser expostos de forma modular. Esta solução de design contribuiu para a percepção de valor e diferenciação na categoria premium e teve como foco a experiência da apresentação do produto, mesmo que congelado, como pérolas para serem degustadas individualmente.

Foi uma parceria entre cliente e Occa muito bem sucedida e estamos muito felizes com o sucesso deste produto! Formaggio Mineiro já está a venda em mais de 15 estabelecimentos em São Paulo e futuramente chegará a Minas Gerais.





Vaca Torpedo – porque não criar a vaca mais interativa de todas as edições da CowParade?

Vaca Torpedo

A Occa adora a Cow Parade. Participamos com projetos desde 2005, a primeira edição no Brasil. É o maior evento de arte de rua do mundo. E a idéia de trazer arte para a rua tem 2 motivos principais:
1 – aproximar o público geral da arte.
2 – permitir a interação das pessoas com as obras.

O conceito da Vaca Torpedo é a integração de arte e tecnologia. Permitindo que o publico vá além da contemplação e participe ativamente da obra. Essa idéia surgiu a partir de observação de comentários dentro das comunidades criadas sobre as edições da CowParade nas redes sociais (orkut, facebook, twitter). Percebi que havia uma interação muito grande das pessoas com o evento, porém isto ficava restrito aos sites. E não era trazido para a própria exposição.

Na edição do Rio de Janeiro em 2007, já havia criado a Vaca Sorria, patrocinada pela Sony, em que as pessoas eram convidadas a interagir com a obra tirando fotos. Neste ano, para a CowParade São Paulo, procurei ir além, a pessoa pode até tirar uma foto, mas da escultura que mostra a sua mensagem. A cada minuto, hora, dia, a Vaca Torpedo se transforma em uma nova obra, com conteúdo, mensagem e tema diferente, a partir da interação das pessoas.

A essência é trazer a melhor experiência ao usuário aplicando esta experiência ao próprio objeto. Em meu trabalho na Occa, sempre busco soluções de branding, envolvimento e experiência da marca com as pessoas/consumidores. E porque a arte também não pode ser pensada assim? As pessoas que apreciam são as mesmas pessoas que contribuem para a escultura.

Porém, para a vaca ser exposta, é preciso de um patrocinador. E quem poderia patrocinar este projeto? Empresas relacionadas à comunicação, telefonia, tecnologia.
Só?
Quem sabe uma faculdade?
Pois é. A Veris, que faz parte do Grupo Ibmec, decidiu patrocinar o projeto.
Por que? A Veris tem a tecnolgia em seu DNA, além do público de faculdade ser heavy user de ferramentas como celular e internet.
Um belo exemplo de branding: apoiar uma obra que traduz o dna da marca.

E como funciona a Vaca Torpedo?
Usuários do twitter escrevem uma mensagem que contém a hashtag #vacatorpedo.
Pelo celular: enviar para o numero 50065 a palavra VACA + a mensagem.

Tudo isso em tempo real. Caso você queira presenciar de perto, a vaca torpedo ficará na Av Paulista 302 entre 22/01 e 21/03

As mensagens podem ser acompanhadas por aqui.

Além disso a vaca torpedo possui twitter e facebook. Fãs podem postar fotos, vídeos e links sobre a vaquinha.

O resultado e a repercussão da obra são impressionantes. Até hoje, 2 semanas do estréia do evento, mais de 2.000 mensagens foram enviadas.

A vaca torpedo já foi notícia no Jornal Nacional, Revista Veja, IstoÉ Dinheiro, Jornal Brasil Econômico, Meio&Mensagem, Revista da Propaganda, Portal da Propaganda, Programa Planeta Sustentável, Site MobilePedia, Portal Virgula, Revista Fator Brasil, Guia da Folha e outros sites e fóruns, além de mais de 2.000 citações no Google.

Veja a reportagem exibida no Jornal Nacional em 23.01.2010: